Cuidados individuais e técnicas comprovam o compromisso da unidade com a reabilitação humanizada
O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do governo de Goiás, destaca o papel crucial da fisioterapia na recuperação de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esse trabalho é fundamental para a reabilitação de quadros críticos, com o objetivo de promover a recuperação funcional dos pacientes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a redução do tempo de internação.
A equipe multiprofissional do HEF desempenha um papel vital na UTI, a qual é formada por fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogo, odontólogos, médicos, assistentes sociais e psicólogos. Os fisioterapeutas são responsáveis por desenvolver e aplicar planos terapêuticos individualizados, visando a reabilitação funcional e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Esses planos são elaborados a partir de uma avaliação detalhada, que considera as necessidades específicas de cada paciente, suas limitações físicas, e os objetivos terapêuticos desejados. Com foco na reabilitação funcional, a fisioterapia busca restabelecer a capacidade do paciente de realizar suas atividades diárias, promovendo sua independência e autonomia na alta hospitalar.
Na internação de longa permanência, a fisioterapia tem um papel fundamental na mobilização precoce, reduzindo o risco de fraqueza muscular adquirida na UTI, afim de melhorar a funcionabilidade e independência dos pacientes.
“O serviço de fisioterapia do Hospital Estadual de Formosa está comprometido com a excelência no atendimento, buscando constantemente a atualização científica e a adoção de práticas baseadas em evidências para garantir os melhores resultados possíveis para os pacientes”, destaca a coordenadora da equipe multidisciplinar e responsável técnica da Fisioterapia da UTI, Adriana David.
Um desses casos é o da paciente Edelia Alves, que registrou seus agradecimentos à equipe da unidade pela recuperação rápida. “Eu e minha família viemos elogiar todos os profissionais, principalmente, a equipe da UTI, junto com os fisioterapeutas, que promoveram uma estadia acolhedora na unidade e uma recuperação tão boa e rápida. Somente gratidão!”, conta a paciente.
Certificado de UTI Eficiente
Um dos maiores destaques deste ano foi a conquista do Certificado de UTI Eficiente, tornando o HEF a única unidade hospitalar do interior do Estado a receber essa certificação em 2024. Concedida pela Epimed Solutions em colaboração com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), a certificação reconhece os altos padrões de desempenho e eficiência na prestação de serviços e atendimento aos pacientes.
Vale ressaltar que o HEF atende a região oferecendo cuidado de saúde de baixa e média complexidade à comunidade. O compromisso com a humanização e a reabilitação funcional dos pacientes é fundamental para garantir um atendimento de saúde mais eficaz e acolhedor, respeitando a individualidade e a dignidade do paciente, considerando não apenas suas necessidades físicas, mas também emocionais e sociais.