A unidade se destaca como referência em atendimento urgência e emergência para Formosa e o entorno do Distrito Federal.
O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do governo de Goiás, encerra 2024 consolidando sua posição de destaque no atendimento de urgências e emergências, com um total de 78.713 atendimentos no Pronto-Socorro. Além do pronto atendimento, o HEF se dedica à assistência de baixa e média complexidade nas áreas obstétrica, cirúrgica, médica, de saúde mental e ortopédica, sendo uma referência para o município de Formosa, onde está localizado. O novo serviço implementado na unidade em 2024 foi a ala de saúde mental em maio, que já soma mais de 70 altas e oferece um ambiente totalmente novo e planejado para recuperação e acolhimento, com espaços para convivência social e terapia em grupo.
No atendimento ambulatorial, foram realizadas 26.215 consultas, destacando a alta demanda pela assistência médica oferecida. Desde o início das cirurgias em 2021, o número de procedimentos cirúrgicos ultrapassou 10.589, reforçando o compromisso do HEF com a qualidade dos serviços prestados à comunidade de Formosa e região. Apenas entre janeiro e outubro deste ano, foram realizadas 3.271 cirurgias gerais, incluindo procedimentos vasculares, ginecológicos, ortopédicos, entre outros.
Além dos serviços clínicos, o HEF oferece suporte essencial para diagnósticos precisos, com um total de 234.942 exames realizados. Na área de imagem médica, foram efetuadas 6.228 tomografias, reforçando o compromisso da unidade com a excelência e a promoção da saúde.
Desde a estadualização do HEF em 2020, foram realizados 5.202 partos, dos quais 1.011 ocorreram apenas em 2024. O Centro Obstétrico se destaca na promoção da saúde materna, oferecendo um ambiente especializado e acolhedor, com atendimento humanizado que valoriza a liberdade de escolha das mães, incluindo métodos não farmacológicos, como exercícios, aromaterapia e musicoterapia. Projetos das equipes do Centro Obstétrico e do Alojamento Conjunto reforçam o vínculo entre paciente e equipe, promovendo recuperação rápida, menor risco de complicações e maior sucesso na amamentação.
Humanização no atendimento e assistência
A Ouvidoria do HEF atua como um canal essencial para registrar opiniões e demandas dos usuários, contribuindo para a melhoria dos processos, serviços e permitindo que os pacientes compartilhem suas experiências na unidade. Nos últimos meses, a Ouvidoria recebeu mais de 222 elogios, mantendo uma média de 98% de satisfação geral desde agosto de 2023, o que reflete seu compromisso contínuo com um atendimento de alta qualidade. Com foco na excelência, o hospital investe em iniciativas inovadoras para aprimorar a eficácia e a qualidade da assistência aos pacientes, somando 998 acessos à Ouvidoria em 2024.
Um desses atendimentos foi ao filho de Joceli Cristina, que relatou sua satisfação com o atendimento humanizado e acolhedor. “Os médicos nos tratam com muita atenção. Graças a Deus, agora estamos indo para casa, já recebemos alta e ele está bem. A equipe do hospital é maravilhosa, atende muito bem todos os pacientes internados, realmente não há nada para reclamar. Só tenho a agradecer, desde o pessoal da limpeza até a equipe médica, da UTI e do hospital, todos são incríveis. Agradeço imensamente por ter passado por isso e ter saído com vida de tudo o que aconteceu com ele”, conta a acompanhante satisfeita.
Para Bruna Landim, diretora do HEF, o sucesso da unidade é resultado do compromisso e dedicação de uma equipe focada em proporcionar cuidados de qualidade à população de Formosa e região. “Nosso trabalho vai além dos atendimentos e procedimentos realizados; ele reflete um compromisso genuíno com a excelência e com o cuidado humanizado. Estamos empenhados em seguir elevando nossos padrões de qualidade, investindo em inovação e promovendo uma assistência personalizada. Esperamos que o próximo ano traga ainda mais avanços para a saúde e o bem-estar de nossa comunidade,” destaca ela.