Na área da saúde, o atendimento humanizado já se tornou indispensável para que os tratamentos e as relações entre público e profissional apresentem bons resultados. Desta forma, empatia, confiança, trabalho em equipe e comunicação, são ferramentas necessárias para que a organização consiga prestar com qualidade e eficiência, o acolhimento hospitalar.

Para atingir tais resultados durante o atendimento, o hospital deve incentivar e oferecer a equipe profissional capacitação e conhecimento sobre humanização. O Hospital Regional de Formosa (HRF) faz uma série de eventos destinados aos seus colaboradores para reforçar e intensificar o amparo humanitário.

Periodicamente realiza-se encontro com líderes do corpo hospitalar do HRF. Eles unem-se em um café da manhã para discutir ideias e tomarem decisões em conjunto. A psicóloga e coordenadora do projeto, Sayonara de Cássia, explica que o objetivo dos encontros é oferecer treinamento adequado sobre atendimento humanizado a partir de palestras, orientações e rodas de conversa.

“Nós queremos incentivar cada vez mais as relações humanas e o acolhimento. Dessa maneira, mostrar como o trabalho focado nos mandamentos das relações, como o ato de ouvir, dialogar e elogiar, pode trazer qualidade e excelência no atendimento”, conta Sayonara.

Humanização

Segundo o Ministério da Saúde, o processo para ter um atendimento humanizado, deve se iniciar no relacionamento entre os gestores e trabalhadores da área. Segundo o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), criado em 2003, em primeiro lugar é preciso construir uma boa comunicação entre os profissionais. Além disso, valorizar metodologias que envolvam o coletivo.

Com intuito de estabelecer uma relação de confiança entre o paciente e a equipe, as diretrizes do PNHAH, explicam que antes de tudo é necessário dar voz às necessidades e emoções do usuário. Assim, é possível avaliar com ética quais os cuidados psicológicos necessários para trazer melhora ao quadro clínico.

Com isso, elabourou-se três aspectos para ter êxito no processo:

  • Capacitação permanente dos profissionais de saúde e a sua participação efetiva nos processos de melhorias das condições de trabalho;
  • Criar condições para que o usuário avalie a qualidade dos serviços que lhe são oferecidos;
  • Empenho da equipe na participação das ações de apoio e acompanhamento das etapas do atendimento;

Seguindo essas recomendações, o Hospital Regional de Formosa, continua evoluindo, a partir da preocupação em oferecer qualificação, visibilidade e na colaboração dos seus funcionários para atingir altos níveis de satisfação. O projeto Humanização que está em curso terá novas datas em breve para conversas com equipes de diversas áreas da unidade hospitalar.

“Nós prezamos pelo atendimento humanizado. Ele é um dos principais fundamentos que já exercemos ao longo do atendimento. Esse estímulo para os profissionais acaba reverberando positivamente no serviço prestado”, relata Vânia Fernandes, diretora do HRF.

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