Para o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), prestigiar as melhores práticas de capacitação para alcançar a excelência é prioridade. O resultado desta ação traz resultados que se refletem no atendimento humanizado de alta qualidade dispensado a todos os pacientes que procuram as unidades de saúde geridas pelo Instituto em Goiás.

Colaboradores dos Hospitais Estadual de Trindade (Hetrin),  Estadual de Formosa (HEF)  Estadual de São Luís dos Montes Belos (HRSLMB) participaram de treinamento ministrado pela Secretaria de Saúde (SES-GO), para atualização de procedimentos utilizados pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR), responsável pelo sistema de internações de todo o  Estado, e a Autorização de Internação Hospitalar (AIH).

Bom funcionamento do NIR

O principal objetivo do treinamento foi a atualização dos processos que reforçam o bom funcionamento do NIR dentro das unidades. O setor é responsável pela interação com as Centrais de Regulação para delinear o perfil de complexidade da assistência que a instituição representa no âmbito do SUS. Além disso, disponibiliza consultas ambulatoriais, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

Além disso é quem disponibiliza leitos de internação, segundo critérios pré-estabelecidos para o atendimento. Por outro lado, nos casos que necessitam de transferência, o NIR busca as vagas para acolher os pacientes de forma eficiente e adequada.

Para a enfermeira Aristela Fernanda de Souza Magalhães, do Hetrin, o encontro foi importante para trocar experiência e agregar conhecimento. “Foi um momento muito importante para a comunicação e o relacionamento interpessoal dentro de todas unidades. Nessas oportunidades sempre surgem assuntos de interesse comum em virtude da qualidade e principalmente agilidade em prestar o melhor atendimento ao nosso paciente”, relata.

Autorização de Internação Hospitalar

No treinamento, também foi abordado a Autorização de Internação Hospitalar (AIH). O documento é hábil para identificar o paciente e os serviços prestados sob o regime de internação hospitalar. Também fornece informações para o gerenciamento do Sistema de Informação Hospitalar. O documento é gerado sempre que ocorre uma internação em uma unidade pública, privada ou conveniado ao SUS. Posteriormente, é enviada ao gestor da Unidade Prestadora de Serviços.

Para a diretora do Hetrin, Vânia Fernandes “compartilhar momentos dos nossos colaboradores junto à Secretaria de Saúde é de extrema importância para alinharmos os processos aumentando ainda mais a qualidade do nosso atendimento. A troca de experiência e informações entre as equipes fortalece o trabalho que realizamos junto à população”, conclui.

Programas IMED

O IMED dissemina entre todos os seus colaboradores a sua política de atendimento ao paciente, batizada de “Jeito IMED de Atender”. A ação, aplicada no Hospital Estadual de Formosa (HEF), Hospital Estadual de Luziânia (HEL)Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos (HESLMB)  e Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) tem como principal objetivo a humanização do atendimento em todos os seus setores e seguimentos por meio da uniformização e orientação contínua de condutas, comportamentos e processos.

Do mesmo modo, ainda na esteira da evolução, o IMED conta com o programa “Talent Pool”. Trata-se de ferramenta de gestão de carreira em que incentiva-se o colaborador a desenvolver habilidades gerenciais.  O Instituto busca sempre a valorização e o desenvolvimento de lideranças como supervisores, coordenadores e diretores.

Contudo, a organização entende que todos os elos dessa corrente de atendimento são importantes no resultado final. Portanto, seguir o mesmo padrão de competência, disciplina e entrega deve ser considerado como ação de alta prioridade. Ao seguir esse plano de desenvolvimento interpessoal, o atendimento humanizado alcança a sua plenitude.

“A capacitação é extremamente importante para todos os colaboradores. É importante haver um alinhamento entre as regras institucionais, os padrões corporativos, os processos e, principalmente, as expectativas com relação à excelência e humanização dos atendimentos”, finalizou Getro Pádua, diretor do IMED.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content