Entre os dias 12 e 20 de maio comemora-se mundialmente a Semana da Enfermagem. Com objetivo de homenagear e acolher os profissionais da área da saúde, o Hospital Estadual de Formosa (HEF), administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), realiza uma série de ações de acolhimento para os colaboradores da unidade.

As atividades são direcionadas para enfermeiros e técnicos em enfermagem que, juntos, somam cerca de 210 profissionais no HEF. Nos dias 18 e 19 de maio, eles tiveram à disposição cuidados com a pele como massagem, ventosoterapia e auriculoterapia. As mulheres ganharam também sessões de maquiagem.  

Para Ana Brito, diretora da unidade, a enfermagem é compreendida como a profissão que constrói pontes, zela e mantém elos sólidos de integração com a vida. Ela acredita que enfermeiros, técnicos e auxiliares são protagonistas essenciais na construção da qualidade de vida dos pacientes, familiares e da sociedade do nosso país.

No entanto, segundo a diretora, para atingir a excelência e alta performance da função, é importante que esses profissionais tenham habilidades como multidisciplinaridade, capacidade de lidar com imprevistos, proatividade, boa comunicação e criatividade.

“O cuidar continuará sendo a essência da profissão e a enfermagem do futuro reserva um cenário promissor lançando no mercado profissionais-chave na integração das instituições de saúde, equipe médica e multidisciplinar. Este movimento trará oportunidades em diferentes funções, novas especialidades e com suporte da tecnologia”, lembrou Ana Brito.

Diversão e entretenimento

Além dos cuidados estéticos e terapêuticos, o HEF reservou um momento especial aos colaboradores que contou com coffee break, almoço e jantar especial. As comemorações da Semana da Enfermagem na unidade também tiveram espaço para a diversão e entretenimento. Dessa maneira, uma cabine de fotografias também ficou à disposição na unidade para registra os belos momentos de integração.

Camila Pinheiro, gerente de enfermagem da unidade, acredita que em decorrência da pandemia do coronavírus, os profissionais ainda passam por uma jornada intensa de trabalho. A gerente afirma que “o objetivo principal da semana da enfermagem é acolher e cuidar dos técnicos e enfermeiros, nem que seja por um momento.”

Reconhecida mundialmente como a fundadora da enfermagem moderna e pioneira no tratamento de feridos em guerra, a inglesa Florence Nightingale é sempre lembrada e homenageada na Semana da Enfermagem. Para contar essa história de dedicação, a diretora do HEF, Ana Brito, se caracterizou de Florence Nightingale e falou da vida e dos feitos da enfermeira.

No Brasil, a Semana da Enfermagem também homenageia outra importante mulher, Ana Néri. A enfermeira brasileira foi a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares durante a Guerra do Paraguai. Ela se entregou à causa de tratar, cuidar e zelar pela manutenção da vida e centenas de profissionais no HEF seguem seu exemplo de coragem e força.

“Como o amanhã se faz das atitudes do hoje, o profissional de enfermagem de sucesso será aquele que entende seu papel como o elo de integração na área da saúde, cria oportunidades, enxerga além do que todo mundo vê e trilha seu próprio caminho naturalmente, tornando-se diferenciado e conquistando destaque, antecipando-se às necessidades do mercado” finalizou Ana Brito.  

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content