Uma unidade hospitalar conta com recepcionistas, médicos, enfermeiros, profissionais da limpeza e demais colaboradores que se dedicam ao atendimento de qualidade e excelência à população. E quem cuida da qualidade de vida e da carreira daqueles que zelam pela saúde da comunidade? Os profissionais de Gestão de Pessoas (GP) que oferecem apoio, acolhimento e soluções para o desenvolvimento profissional por meio de atividades e formação contínua.

Um bom exemplo de ação da GP do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, para promover o bem-estar e a integração dos profissionais que atuam nas unidades de saúde, foi o “Arraiá do Conhecimento”. Dessa forma, o evento contou com a participação de mais de 400 colaboradores nas unidades do Hospital Regional de Luziânia (HRL), Hospital Regional de Formosa (HRF), Hospital Regional de São Luís dos Montes Belos (HRSLMB) e Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin).

De acordo com Adelson Júnior, gestor de pessoas do Instituto, o objetivo da ação foi proporcionar um momento leve e dinâmico entre os colaboradores. Eles foram recebidos com decoração, comidas típicas como curau e canjica, e participaram de uma roda de conversa.

“Para nós da GP, não existe estratégia boa se as pessoas não estiverem engajadas. Foi pensando nisso e aproveitando a tradicional temática julina, que idealizamos o Arraiá do Conhecimento. Neste espaço desenvolvemos rodas de conversa sobre o tema Trabalho em Equipe”, afirmou Adelson.

Trabalho em equipe

Um bom trabalho em grupo é imprescindível para o funcionamento de uma unidade de saúde, a soma de talentos, habilidades e características diferentes, contribuem para uma equipe mais capacitada e preparada, levando o trabalho com a população muito além do simples atendimento, mas proporcionando humanização, qualidade, acolhimento e esperança que resultam em vidas salvas.

Os colaboradores da Gestão de Pessoas, ou Recursos Humanos (RH), são indispensáveis para a boa gestão. Eles são os responsáveis pelo recrutamento, contratação, treinamento e desenvolvimento da equipe e de suas carreiras. Neste cenário de pandemia da Covid-19, a contratação de profissionais da saúde cresceu em mais de 700% em todo o país, de acordo com os dados divulgados pelo site de empregos Catho.

“A área de gestão de pessoas está sempre buscando oferecer condições para o aperfeiçoamento do público interno. Entendemos que um bom atendimento ao cliente vem da humanização dos nossos serviços. Posteriormente, passa pela qualificação dos profissionais que atuam em um ambiente cooperativo gerando resultados”, finalizou o Adelson Júnior.

De acordo com a Associação Médica Brasileira (AMB), foram registrados altos índices de exaustão física, ansiedade, desgaste emocional e sobrecarga nas instituições médicas. Para apoiar seus colaboradores neste momento, as unidades hospitalares do IMED oferecem acompanhamento psicológico, treinamentos, palestras e ações que visam o bem-estar e as relações entre seus profissionais.

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