O Hospital Estadual de Formosa (IMED) iniciou, na última segunda-feira (6), a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. O evento é o primeiro realizado pela unidade desde que passou a ser administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED). O principal objetivo da ação é chamar a atenção dos colaboradores e público externo para eventuais riscos e como prevenir acidentes no ambiente de trabalho.

“A SIPAT é uma ótima oportunidade para reforçar a importância do trabalho de prevenção no ambiente hospitalar, além de relembrar medidas de segurança como o uso adequado de EPIs”, afirmou Eleildes Gonçalves das Neves, técnica da segurança do trabalho do HEF.

Programação da SIPAT

Durante toda a semana o HEF ofereceu diversas atividades como palestras, atendimento psicológico e ginástica laboral. Na segunda-feira (6), primeiro dia da SIPAT, os profissionais de saúde assistiram a palestra sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH). A exposição foi feita pelo enfermeiro especialista em cardiologia, terapia intensiva, urgência e emergência, André Luiz Rodrigues Soares Sousa.

Na terça-feira, foi a vez do Dr. Felipe Uchôa, diretor técnico do HEF. O médico falou sobre os riscos da hipertensão e do diabetes. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 13 milhões de brasileiros conviviam com a doença, em 2019. Os dados da hipertensão ou “pressão alta”, como é popularmente conhecida, também são alarmantes., pois mais de 38 milhões de pessoas no Brasil sofrem com a doença crônica.

“É importantíssimo trazer esses temas para a SIPAT e alertar os nossos profissionais de saúde. Priorizamos a vida e acolhemos os pacientes com excelência, mas também precisamos cuidar da nossa saúde com a mesma atenção”, afirmou Uchôa.

Segundo pesquisa realizada pela Organização de Saúde Pan-Americana (OPAS), em parceria com a Universidade do Chile e a Universidade de Columbia nos Estados Unidos, entre 5% e 15% dos entrevistados latino-americanos – médicos, auxiliares, enfermeiros e técnicos –, já tiveram pensamentos de autoextermínio durante a pandemia.

Por isso, no terceiro dia de interação, a psicóloga convidada, Regilane Barbosa, fez uma palestra sobre saúde mental no contexto pandêmico que impôs grande desafio aos profissionais de saúde. Sobretudo àqueles que estão na linha de frente do combate à Covid-19, dessa maneira tratar a questão ampla e abertamente é essencial.

Tratamento terapêutico

Contudo, a primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do HEF, reservou ainda momentos de relaxamento com os stands da saúde para atendimento aos colaboradores do hospital. Serviços como auriculoterapia (especialidade da acupuntura) ventosaterapia (especialidade que usa ventosas para melhorar a circulação sanguínea) e acolhimento psicológico, fizeram parte do cronograma para proporcionar bem-estar.

O fechamento deste ciclo aconteceu com uma palestra que abordou a ergonomia no trabalho e a importância da ginástica laboral. Dessa forma, a fisioterapeuta coordenadora do HEF, Lara Alvares, abordou este conceito que sugere mais conforto e, consequentemente, mais produtividade eficiente.

“Estamos muito felizes com a realização da 1ª SIPAT do Hospital Estadual de Formosa. Vi, nos olhos dos profissionais, que todo empenho em prevenir riscos e minimizar os acidentes de trabalho será essencial para alcançarmos nossos objetivos enquanto equipe”, ressaltou a diretora da unidade, Vânia Fernandes.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content