O Hospital Estadual de Formosa (HEF), por meio da Comissão de Responsabilidade Social, fechou parceria com a Associação Ambiente para coleta e seleção de materiais recicláveis. A cooperativa atua há 20 anos na região do DF e no município de Formosa. O projeto tem como principal objetivo a implantação da coleta seletiva em todo ambiente hospitalar e conta com o apoio do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), organização social que administra o HEF.

A iniciativa do HEF é inédita no município goiano. O hospital é a primeira instituição local que aceitou o desafio de pensar possibilidades no campo da gestão ambiental. Durante os primeiros dias de fevereiro, representantes da associação ministraram palestras para os colaboradores da unidade falando sobre os detalhes e a importância da ação.  

“A parceria que a Associação Ambiente acaba de formalizar com o HEF será importante para todo um ecossistema, sobretudo se pensarmos na geração de renda e emprego. Ao todo, temos 50 famílias de catadores de material reciclável beneficiadas diretamente por esta ação do hospital”, destacou Rônei Alves da Silva, membro da associação.

Reduzir, reutilizar e reciclar

A parceria visa também fomentar, apoiar e trabalhar o conceito 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. São metas que a unidade hospitalar deseja alcançar com a implantação do projeto. Por outro lado, conscientizar pacientes, acompanhantes, familiares e colaboradores de que todos somos responsáveis diretos pelo futuro do planeta.

Assim, a equipe da Comissão de Responsabilidade Social do HEF espalhou lixeiras adesivadas de acordo com cada descarte: papel, plástico, metal, orgânico e vidro. Para a presidente da Comissão, a assistente administrativa Talita Guimarães, “o hospital que já atende à população com excelência, agora terá a oportunidade de contribuir para um futuro que seja mais sustentável”.

Nos processos ambientais em que o HEF se envolve como o uso consciente de água, descarte e manejo correto de materiais perfurantes, dispersão de recicláveis e não recicláveis e outros resíduos, em todas as etapas valoriza-se, prioritariamente, a legislação regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Associação Ambiente

A cooperativa surgiu da necessidade de organizar o trabalho dos coletores de material reciclável da região. Além disso, contribuir para manter o maior bem que a humanidade tem, o meio ambiente.

Diante do crescimento da associação, surgiram novas demandas, uma vez que o projeto abarcou famílias inteiras de trabalhadores. Desse modo, o grupo criou creche para os filhos dos associados, bazares de roupas e outros artigos, ações culturais, ambientais entre outras. Atualmente, conta com cerca de 116 trabalhadores que geram renda e, principalmente, sustentam suas famílias graças à reciclagem.

“Apoiar um trabalho desse nos dá, acima de tudo, um orgulho imenso. Contudo, sabemos que é uma causa justa e muitas famílias serão beneficiadas diretamente com o progresso do projeto”, finaliza Vânia Fernandes, diretora do HEF.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content