A Pediatra do Hospital Regional de Formosa, Suamy Goulart, participou do programa Mais Notícia, da rádio Rede Mais FM, que foi ao ar em 1º de junho – data que se celebra o Dia Nacional da Vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin). Durante a gravação, a médica explicou a importância da imunização para prevenção da tuberculose, que desde 1976 é obrigatória para crianças. “Hoje nós temos uma rotina de vacinar todas as crianças até um mês de vida, desde que ela não seja imunodeprimida, ou seja, baixo peso ou prematura”, contou a pediatra durante o programa.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Transmissível pelo ar, assim como o novo coronavírus, ela ataca, principalmente, os pulmões. Seus principais sintomas são: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço. Em 2019, o Brasil contabilizou 73.964 novos casos da doença, o que corresponde a 35 casos por 100 mil habitantes.

Para realizar o diagnóstico é necessário a realização de exames bacteriológicos, como a baciloscopia e o teste molecular para tuberculose. O tratamento da doença tem duração mínima de seis meses e é oferecida gratuitamente pela Sistema Único de Saúde (SUS).

Vacinação

Apesar do Centro-Oeste ser uma das regiões com maiores abrangências de imunidade da tuberculose, a taxa de vacinação caiu com a crise causado pelo coronavírus, com isso, Suamy Goulart reforçou a importância do pré-natal neste período com suas devidas prevenções. A vacina BCG é ofertada gratuitamente pelo SUS e está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e maternidades.

Para mais informações sobre a doença, basta acessar o Portal do Ministério da Saúde através do site: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/tuberculose.

Entrevista na íntegra

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content