O Hospital Estadual de Formosa (HEF), administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) acaba de reforçar a segurança na área hospitalar. A partir de agora, a unidade de saúde passa a contar todos os dias com 30 vigilantes (mais oito reservas) uniformizados e identificados, em turnos de 12×36, para garantir a segurança de pacientes, familiares e colaboradores.

Em 2021, o hospital atendeu mais de 80 mil pacientes e a expectativa é que número aumente neste ano. Dessa maneira, elevar o nível de segurança dentro e nos arredores do hospital se faz necessário. A nova equipe de vigilância será responsável pelo controle de entradas e saídas em todas as portarias do HEF.

Além disso, os profissionais atuarão na identificação e organização do acesso feito pelo estacionamento. “Esse é um serviço de muita qualidade e, em pouco tempo, já conseguimos perceber os benefícios nas falas de pacientes e familiares quando elogiam a iniciativa do hospital”, analisou Tharley Sousa Silva, gerente administrativo do HEF.

Rondas motorizadas

O novo efetivo também executará processos como mapeamento de risco e o gerenciamento de situações de crise que ponham a vida e a segurança de colaboradores, pacientes e familiares em risco. Além disso, a vigilância externa será reforçada com as rondas perimetrais preventivas realizadas por vigilantes que circularão de motocicletas. As medidas têm como objetivo coibir qualquer tipo de ação ou ato ilícito nas dependências do hospital.

No HEF, os motociclistas circularão 24 horas por dia e terão o apoio dos demais vigilantes em comunicação constante e instantânea. “O processo de proteção é feito a muitas mãos e todos precisam se conscientizar do nosso papel na unidade. Quando isso ocorre de forma harmoniosa, minimizamos os riscos e, portanto, o ganho para população é altíssimo”, reforçou Alex Araújo de Freitas, supervisor da nova equipe de vigilantes.

Treinamento

Geralmente, são os vigilantes as primeiras pessoas que acolhem um paciente ou o familiar na entrada de uma unidade hospitalar. São eles os responsáveis por orientar, informar e, muitas vezes, acalmar os ânimos. Por isso, os treinamentos que os profissionais de segurança recebem vão no sentido de atender e lidar assertivamente com o público. De acordo com o supervisor da nova empresa contratada pelo HEF, “os vigilantes destacados para atender esta unidade são experientes e passam por treinamentos periódicos”.

Vânia Fernandes, diretora da unidade hospitalar, acredita que a presença dos novos vigilantes trará ainda mais segurança e sensação de bem-estar para a população. “Estamos contentes com o novo serviço e sabemos do nosso compromisso em proporcionar um ambiente seguro a todos, começando pela entrada do hospital”, finaliza a diretora.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content