Em fevereiro o Hospital Regional de Formosa deu início ao atendimento de cirurgias eletivas para ortopedia e ginecologia, um passo importante para a unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED. Em março, é a vez de dar início a realização de um exame de extrema importância para a saúde da mulher: a mamografia.

A partir do dia 19, as mulheres de Formosa e municípios vizinhos contarão com a implementação deste diagnóstico por meio de um equipamento moderno que deve gerar cerca de 120 exames por mês, todos eles devidamente agendados pelo Complexo Regulador do Estado de Goiás.

Com a implantação do aparelho, o HRF torna-se a única unidade de saúde pública de Formosa a oferecer o exame de forma gratuita via SUS – Sistema Único de Saúde.

“Estamos muito orgulhosos de oferecer mais esse serviço à população. Inauguramos leitos de UTI, iniciamos as cirurgias eletivas e agora temos um mamógrafo para aumentar ainda mais o cuidado no atendimento à mulher”, diz Vânia Fernandes, diretora do Hospital.

Diagnóstico precoce

De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres, depois dos casos de pele não melanoma. A doença nas mamas representa 25% do total de casos de câncer femininos no mundo. Assim, a doença caracteriza-se por ser um tumor resultante da multiplicação de células anormais da mama.

A mamografia ou mastografia é um exame de imagem que tem como função estudar o tecido mamário para rastrear o desenvolvimento de nódulos, mesmo que ainda não sejam palpáveis. Ele é indicado para mulheres com idades acima de 40 anos.

Vale ressaltar que o exame é um complemento importante para o diagnóstico do câncer de mama. Sozinho ele não garante o resultado positivo esperado. Dessa forma, dependendo do caso, o médico responsável pelo tratamento solicita análises mais específicas para confirmar o tumor.

Referência

Mesmo com todos os esforços centralizados no enfrentamento da Covid-19, o Hospital Regional de Formosa segue investindo em obras e qualidade no atendimento aos pacientes.

A implementação do sistema de mamografia é só mais um exemplo dos investimentos que são feitos na unidade de saúde desde sua estadualização. Atender os pacientes e oferecer tratamento de qualidade às mais diferentes enfermidades é, certamente, o principal objetivo do hospital.

“Vamos continuar trabalhando dia e noite para elevar ainda mais a qualidade do HRF, oferecendo tratamento humanizado e acolhedor”, finaliza Vânia Fernandes.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content