Pela primeira vez em sua história, o Hospital Regional de Formosa passa a atender também cirurgias eletivas para ortopedia e ginecologia. Administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, o HRF começou agora em fevereiro a realização das cirurgias de segunda-feira à sexta-feira.

As consultas ambulatoriais serão agendadas pelo Complexo Regulador do Estado de Goiás. A Secretaria Municipal de Saúde fará o encaminhamento dos pacientes às vagas ofertadas. “A ideia é garantir todo o atendimento necessário à população. Portanto, avaliamos o risco cirúrgico de cada paciente, realizando os exames de pré-operatório também”, informou Felipe Uchôa, diretor técnico do HRF.

Após uma avaliação por um médico generalista em uma Unidade Básica de Saúde do município de Formosa e detectada a necessidade de intervenção cirúrgica, o paciente recebe um documento de encaminhamento. Dessa forma, com a guia em mão, ele deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde que, por sua vez, direcionará o pedido ao Complexo Regulador do Estado de Goiás para marcação de consulta no hospital.

Diferentemente das cirurgias emergenciais, as eletivas são, necessariamente, aquelas em que há agendamento prévio. A abordagem cirúrgica passa por uma criteriosa avaliação médica, assim como o quadro clínico do paciente. No Hospital Regional de Formosa, o atendimento segue essa regra e tem como objetivo agilizar as cirurgias de baixa complexidade.

Inicialmente, para atender a especialidade de ortopedia serão disponibilizadas 40 vagas por mês. No caso das cirurgias ginecológicas, serão 25 agendamentos. Portanto, as consultas de rotina dessas e de outras especialidades continuam sendo marcadas sem qualquer alteração.

“Somos um hospital de referência e as cirurgias eletivas serão importantes não só para a população de Formosa, mas também para os pacientes dos municípios vizinhos”, lembrou Vânia Fernandes, Diretora Executiva da unidade hospitalar.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content