A chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil impôs grandes dificuldades a todos. Com o avanço da doença e das medidas restritivas, pequenas tarefas do dia tornaram-se desafios enormes. O isolamento social fez com que idas ao mercado, à farmácia, à academia, ao shopping e a outros ambientes, fossem completamente adaptadas.

Pensando em oferecer mais conforto aos colaboradores, pacientes e acompanhantes, o Hospital Estadual de Formosa (HEF), por meio da Comissão de Responsabilidade Social, em conjunto com o departamento de Recursos Humanos (RH), realizou um momento especial para cuidar da beleza dos papais.

O evento contou com a parceria e os serviços da Barbearia Sevilla. Os profissionais estéticos cortaram cabelo, modelaram barba e bigode dos homens que estavam presentes. A ação também foi uma maneira de homenagem, visto que em agosto comemora-se o Dia dos Pais.

“O evento foi uma forma de presentear os papais que trabalham ou estão internados no HEF e também uma maneira de mudar um pouco a rotina deles. Sabemos que os profissionais da saúde saem de casa para trabalhar todos os dias e, por isso, merecem nosso reconhecimento”, lembrou Talita Monteiro, assistente administrativa do RH da unidade.

Autoestima masculina

Embora o isolamento social tenha feito alguns homens deixarem os cabelos crescerem, há aqueles que não se acostumaram com a nova aparência. Com isso, muitos rapazes partiram para uma experiência inimaginável: ser o seu próprio barbeiro. Portanto, é fácil perceber que o corte de cabelo, a modelagem de barba e bigode é mais que uma questão de estética ou vaidade.

Por isso, a ideia de transformar o dia dos pais com o tratamento estético teve como objetivo secundário, falar abertamente sobre autoestima masculina. Afinal, nos corredores de um hospital enxerga-se agilidade e muita técnica, mas também empatia e autoamor.

A ação alcançou colaboradores, terceirizados, pacientes e acompanhantes do HEF. Além disso, alunos do Instituto Mix doaram seu tempo e aprendizado nesta causa tão importante.

Ato de amor

Para Cláudio Henrique Teodoro, controlador de acesso da unidade que cortou o cabelo no evento, a ação foi importante por diversos motivos. O colaborador destacou o cuidado, respeito e o protocolo de segurança seguido à risca por todos os envolvidos.

“Eu achei maravilhosa a forma como o HEF se preocupou em homenagear funcionários e os pacientes neste dia dos pais. A atenção da equipe que cuidou dos detalhes desse evento foi fantástica, me senti muito especial mesmo”, disse Teodoro.

Durante a pandemia, muitas pessoas internadas pela Covid-19 passaram pelo processo de resgate de autoestima pelos mais variados motivos. Um destes está diretamente ligado à perda de cabelo. Segundo estudos da Academia Espanhola de Dermatologia, uma consequência do coronavírus pode ser a queda de cabelo, tanto em homens quanto em mulheres.

Por isso, o HEF acredita que oferecer ações que valorizem a autoestima masculina dos seus pacientes e colaboradores é vital. “Atravessamos um momento em que olhar para o outro ser humano é importantíssimo. Por isso a nossa unidade faz questão de prestigiar os papais com o que há de melhor”, finaliza Vânia Fernandes, diretora do HEF.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content