O Dia Mundial da Imunização, celebrado em 9 de junho, tem o objetivo de informar às pessoas sobre a importância na prevenção de doenças. E a vacina da Covid-19 se tornou a maior esperança, e a única alternativa, para frear a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus.

Além da vacina da Covid-19, a Brasil oferta vacinas gratuitas no Sistema Único de Saúde (SUS) para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Assim, o objetivo é proteger as pessoas contra várias doenças infectocontagiosas como gripe, sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite (paralisia infantil), entre outras. Dessa forma, os imunizantes fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) reconhecido mundialmente. As vacinas utilizadas no país passaram por diversos testes, garantindo sua segurança e têm aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Imunização coletiva

Segundo os especialistas médicos, as pessoas que se imunizam protegem a si mesmas, aos familiares e conhecidos. Portanto, a orientação da saúde pública para a imunização contra a Covid-19 é que a população procure o posto de saúde mais próximo. O mesmo vale para outras vacinas indicadas para cada fase da vida.

“A vacinação da população, seja contra a Covid-19 ou outras doenças como sarampo, por exemplo, é de extrema importância. Pois quanto o maior número de pessoas imunizado, melhor a proteção para todos”, afirma o diretor do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), Getro de Oliveira Pádua, que comanda a gestão de quatro hospitais públicos no interior de Goiás.

O Dia Mundial da imunização é o tema desta 42ª edição da “live” Amor Cantado – Acolhimento Musical –, um dos mais importantes projetos do IMED de conscientização e amparo emocional a pacientes e equipes médicas. A live é transmitida para o Hospital Regional de Formosa (HRF), Hospital Regional de Luziânia (HRL), Hospital Regional de São Luís dos Montes Belos (HRSLMB) e Hospital de Urgência de Trindade (Hutrin). “A vacina é a esperança para que todos possam estar protegidos contra a Covid-19. Vacina sim”, disse o cantor e voluntário do projeto, Hercílio Ramos Júnior.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo