O Hospital Regional de Formosa acaba de ampliar a capacidade de atendimento na Unidade de Terapia Intensiva, que passou de quatro para dez leitos. Desde que foi estadualizado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), o hospital vem recebendo obras contínuas de melhoria na infraestrutura, organização e processos sanitários e finalmente teve condições de implantar os novos leitos.

“A inauguração dos novos leitos é motivo de muita alegria para todos nós. Por isso, estamos felizes, pois a cidade de Formosa merece o melhor sempre”, destacou Vânia Fernandes, diretora do hospital.

Os seis novos leitos chegam acompanhados de uma equipe altamente preparada para atender a população. Compõem o quadro da nova ala da UTI, um enfermeiro coordenador, um médico intensivista e um enfermeiro por plantão, um médico coordenador. Além disso, 20 técnicos de enfermagem, um coordenador de fisioterapia e seis fisioterapeutas, que se revezam e garante atendimento contínuo 24h.

Equipado com o que há de mais moderno para atender os pacientes do HRF, contam com bomba de infusão, ventilador pulmonar, monitor multiparamétrico, eletrocardiógrafo e oxímetro. O hospital passa ainda por outras obras como restauração da fachada, pinturas, canalização de dutos de gases e ampliação de seus cômodos hospitalares.

Mutirão da solidariedade

Para encerar a campanha do Outubro Rosa, nos últimos dias 30 e 31 de outubro, um mutirão de exames de mamografia para funcionárias e mulheres da cidade. “O evento foi espetacular e as mulheres de Formosa sabem que podem contar com o cuidado e, principalmente, com o acolhimento do hospital”, disse Vânia Fernandes, diretora do HRF. 

A ação teve início na sexta-feira, dia em que o HRF disponibilizou, gratuitamente, para as funcionárias, o exame de mamografia tão importante no diagnóstico. Onze colaboradoras das áreas clínica médica, centro obstétrico e da central de material e esterilização foram atendidas.

Exames gratuitos

No sábado (31), foi a vez da população ser atendida pela equipe do HRF. Dessa forma, aconteceram 12 exames de mamografia pela manhã e 12 à tarde, organizados por senhas distribuídas previamente. Com um saldo de 35 mamografias realizadas nos dois dias, o Hospital Regional de Formosa encerrou seu ciclo de ações do Outubro Rosa. Ele ocorreu durante todo o mês de outubro e que contou também com palestras educativas.

“Eu gostaria de agradecer ao HRF pela oportunidade de fazer a mamografia. Vamos fazer porque nós merecemos ser saudáveis e felizes”, afirmou Deuzalina de Sousa Santos, paciente do hospital.

Sobre o HRF 

O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. Assim, o processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. Dessa forma, o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19. 

As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Portanto, passada a urgência da pandemia o Hospital ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content